Entenda o algorítmo das redes sociais

Eles ajudam a sua rede social a “pensar”. Definem o conteúdo que vai ou não aparecer para a sua visualização, tentam compreender os seus hábitos de consumo: horário em que frequenta a rede social, tipo de conteúdo pelo qual é atraído, tudo isso para otimizar a sua experiência na web. Mas como funciona o algoritmo? Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas!

O primeiro passo é entender que os algoritmos funcionam de forma diferente para cada rede social, por meio de um conjunto de regras definidas por elas. Esses dados vão ranquear as publicações por ordem de relevância e ajudar a filtrar o que aparece ou não para cada usuário.

ALGORITMO NO INSTAGRAM

A princípio, o Instagram funcionava de forma orgânica, sem nenhuma interferência de algoritmo mas por uma tendência do mercado, a rede passou a funcionar pelos seguintes filtros:

Temporalidade: A rede leva em consideração a data de postagem de um conteúdo

Engajamento: O número de curtidas, comentários e salvamentos que o post recebeu

Relacionamento: As interações entre a sua conta e a conta que recebe o seu conteúdo

Essa lógica funciona tanto para o feed de imagens como para os stories, por isso, é fundamental entender os horários que geram maior engajamento, responder comentários e interagir com outros usuários, além de criar conteúdos atrativos.

ALGORITMO NO FACEBOOK

Os filtros do Facebook funcionam de forma muito semelhante aos do Instagram, com algumas diferenças pontuais. A rede social disponibiliza diversos formatos de publicação e leva em conta a interação do usuário com cada um deles, para definir o que irá aparecer na sua linha do tempo.

Outro diferencial do Facebook é considerar as interações de pessoas próximas a você (os amigos com quem você mais interage) como assuntos de seu interesse. Portanto, escolha bem as suas amizades na rede social.

O segredo para ganhar relevância nas redes sociais é entender como essas métricas funcionam em cada rede e usá-las à seu favor.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *