Tik Tok: a rede social mais emergente do momento

O mais novo fenômeno entre as redes sociais, o TikTok é uma rede que reúne vídeos feitos de forma instantânea pelos usuários. Para fazer o seu vídeo se destacar vale tudo: filtros, dublagens, dancinhas e outras funcionalidades que o aplicativo oferece entre músicas, sons e textos.

O sucesso do TikTok é tamanho que o número de downloads do aplicativo não para de crescer, as músicas que servem de trilha sonora para os vídeos da rede social passaram a dominar as paradas musicais no Brasil e no mundo.

COMO EXPLICAR ESSE SUCESSO?

Para os usuários mais assíduos da internet, o sucesso do TikTok é visto de forma natural. Há anos as redes sociais seguem uma tendência cada vez mais forte para os vídeos verticais instantâneos. Esse fenômeno começou no SnapChat e de lá pra cá já foi usado e adaptado em inúmeras redes sociais: Vine, Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outras.

O diferencial do fenômeno atual está nas ferramentas de edição e captura de vídeos que ele oferece. Com relação aos seus principais concorrentes: Instagram e Facebook, o TikTok se destaca por ser uma rede de vídeos, em sua proposta principal.

Outro grande diferencial que cabe destacar é a segmentação. A geração Z (como são chamados os nascidos entre 1990 e 2010) rapidamente abraçou a rede social, o que fez com que alguns usuários migrassem das redes mais tradicionais como o Facebook, para essa nova opção.

O TIKTOK COMO FERRAMENTA DE MARKETING

Para aqueles que usam as redes sociais profissionalmente, como ferramenta de marketing ou de vendas, o TikTok representa uma nova alternativa. Ao contrário dos seus concorrentes que já definiram métricas avançadas de impulsionamento e publicações patrocinadas, a rede de vídeo ainda não possui essa opção.

Contudo, a rede está repleta de influenciadores com grande poder de alcance orgânico e é justamente nisso que as marcas têm apostado ao incluírem o TikTok em suas campanhas de marketing.

Aderindo ou não a essa nova rede social, o segredo para mandar bem na internet é estar sempre de olho em novidades, as tendências muda rapidamente na web, o nosso desafio é acompanhá-las.