Originalidade para criar conteúdo: como fazer

Criar conteúdo exige atualização e aprendizado constantes. A internet é mutável em uma velocidade muito difícil de acompanhar, e, se não estivermos preparados e atentos aos movimentos que ocorrem em vários ambientes digitais, todos os dias, é muito fácil ficar obsoleto e apostar em estratégias que já estão ultrapassadas, batidas, e não fazem mais tanto sucesso quanto já fizeram em um passado recente.

Para conseguir manter originalidade na criação de conteúdo e trazer ideias novas, frescas e surpreendentes, nosso planejamento estratégico precisa seguir certas diretrizes, de maneira que não corramos o risco de cair em um conteúdo repetitivo e seja possível se destacar.

 

Um networking de páginas de respeito é o melhor amigo de qualquer coordenador de conteúdo nessas horas. Ou seja, aquela seleção de 10 ou 15 páginas que sempre estão soltando conteúdo novinho em folha, ditando tendências ou até mesmo dando dicas do que pode funcionar. É preciso não apenas buscar referências, mas buscá-las no lugar certo.

Qual a duração ideal de vídeos que o público quer assistir, quais elementos visuais estão chamando mais a atenção, que linguagens na legenda devem ser exploradas e quais devem ser evitadas para não soarem retrógados ou relacionadas a memes que já não fazem mais efeito algum… tudo isso pode ser desvendado com uma boa pesquisa.

Na hora de buscar referências e inspirações, é preciso ter muito cuidado. Existe diferença crucial entre copiar um conteúdo visto em outro lugar e basear a sua própria estratégia com base naquela ideia que te inspirou. Pegar uma ideia pode ser um problema, especialmente se as pessoas que acompanham seu perfil perceberem que a originalidade daquilo pertence a outro lugar e você apenas copiou. Aos seus seguidores, vai soar preguiçoso. O que será bastante negativo para a reputação da página.

Por fim, além de toda a minuciosa pesquisa para encontrar as referências certas, é preciso, além de tudo, ter coragem de arriscar e se aventurar. Sim! Não adianta ficar preso apenas a referências e inspirações de outros. Deixar sua cabeça trabalhar e ter ideias que podem romper com a obviedade do que vem sendo feito é um ótimo caminho. Arriscando, uma publicação inovadora e que ninguém nunca fez em outro lugar pode pegar as pessoas de surpresa e bombar de vez.

Aqui na Digital Things, nós tentamos equilibrar tudo isso em nosso processo criativo. Ao produzir para as marcas que atendemos, queremos arriscar, testar o público e romper com óbvio para ter originalidade na criação de conteúdo, mas estamos atentos a cada novo passo que a internet dá e quais as estratégias comprovadamente bem sucedidas em cada momento. Assim, criamos conteúdo de valor para muitas empresas e podemos ajudar muitas outras mais, como a sua.