Como a Black Friday tornou-se importante em nosso calendário?

A Black Friday surgiu no mercado norte americano e logo ganhou destaque por oferecer aos consumidores condições únicas com ofertas e descontos chamativos. A data é tradicionalmente celebrada após o Dia de Ação de Graças americano e apesar de hoje em dia ser esperada aqui no Brasil, nem sempre foi assim.

Até as última década nada se falava da Black Friday por aqui e o nosso calendário varejista seguia independente. O que mudou para que a última sexta-feira de novembro se tornasse uma das datas comerciais mais importantes no nosso país?

QUANDO A FORMA DE COMPRAR MUDA O JEITO DE VENDER

O que temos observado nos últimos anos é uma mudança notável no comportamento de compra do consumidor. O Brasil é um dos países do mundo que mais passa tempo em frente às redes sociais e é claro que esse hábito influencia também no comércio.

As lojas virtuais seguem aumentando a sua atuação no mercado varejista, o que leva o consumidor a contar com um número infinitamente maior de fornecedores para aquele produto que tanto deseja.

Mas qual a ligação dessa série de fatores com a popularização da Black Friday no Brasil? A resposta é simples: a web deu ao consumidor a possibilidade de comprar em lojas internacionais e receber em casa, no nosso país. Isso fez com que o mercado brasileiro tivesse que reagir e apresentar uma contraproposta, a solução mais simples foi abrasileirar as ofertas. Outro fator que pode ter contribuído para essa mudança foi a chegada de grandes grupos internacionais como a Amazon e o Walmart, no mercado brasileiro.

Toda essa reação pela qual passou o nosso varejo só demonstra o poder da web nesse mercado. Aos que continuam a investir em vendas, resta se adaptar e passar a usar ferramentas como as redes sociais e os aplicativos de entrega à seu favor. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *