Como fidelizar clientes

Conquistar clientes não é uma tarefa fácil e engana-se quem acredita que apenas fechar um negócio ou realizar uma boa venda torna o cliente fiel a empresa. Fidelizar é uma ação que exige atenção, cuidado e acompanhamento, mas o resultado vale muito para você e seu cliente.

Muito bem, sua empresa sempre oferece o melhor, apresenta bons resultados financeiros e os clientes parecem satisfeitos. Mas satisfação é diferente de fidelização. Definimos satisfação como um ingrediente essencial para fidelizar o consumidor, mas não é o objetivo final.

Fidelizar é uma ação que exige atenção, cuidado e acompanhamento, mas o resultado vale muito para você e seu cliente

A grande competitividade no mercado atual torna muito fácil a cópia de produtos e serviços. Hoje, um restaurante pode oferecer boa comida e atendimento de qualidade, mas não são características que o tornam único. Aliás, essa é a obrigação para quem deseja prosperar, fazer um bom trabalho e oferecer o melhor ao público, pois tantos outros também o fazem.

Então, qual fator pode gerar uma expressiva diferença ao seu cliente? O que faz como que uma pessoa vá ao seu restaurante e não ao concorrente?

Conhecer seu cliente, ser atencioso, entender, respeitar e valorizar são questões que sempre devem ser exercidas durante um atendimento. Parece simples, mas não é. Muitos pecam nesse quesito e quando ocorre algum mal entendido ou qualquer outro problema que afete a empresa, os clientes vão embora. Por isso, além de fazer bons negócios e saber divulgar o trabalho que realiza, você precisa saber fidelizar esses clientes.

A lógica da fidelização

Para auxiliar nessa tarefa, criamos uma lista com 5 dicas práticas para você fidelizar clientes:

1- Direcione o foco para o cliente específico

Não adianta querer abraçar o mundo e dizer que atende a todos os públicos, porque não existe produto ou serviço que agrade todos os nichos. É preciso conhecer com quem você está se comunicando. Quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles estão buscando? O que eles esperam do seu produto ou serviço? Saber responder a essas perguntas é fundamental para direcionar sua estratégia de negócio.

2 — Atenda o cliente como ele gosta de ser atendido

Simples? Mas nem todos realmente fazem isso.

Saiba como abordar seu cliente, seja numa divulgação ou atendimento. Procure ser claro, não deixe dúvidas, seja educado e procure conhecer o seu cliente. Conhecendo bem seu público você vai saber a linguagem e em que plataforma utilizar (Facebook, Twitter, WhatsApp, E-mail). Dessa forma, você não aborrece aquele cliente que não gosta de receber E-mail, mas prefere ver atualizações no Facebook, por exemplo.

3 — Construa fortes pilares para sustentar sua empresa

Aqui o foco não é o produto e nem os processos internos, mas sim o cliente. Vendedores, líderes e gestores se posicionam como alicerce que sustenta toda a estratégia de atendimento. Isso significa, na prática, uma cultura empresarial do bom atendimento, que além de visar o relacionamento de qualidade com cada cliente, reconhece o valor de ferramentas como SAC, ouvidoria, pesquisa de mercado, segmentação em marketing, entre outros.

4 — Tratamento vip

Clientes assíduos são responsáveis por boa parte do faturamento de uma empresa. Dessa forma, uma comunicação eficiente e um tratamento diferenciado se faz necessário. Para isso, invista em ações de relacionamento como newsletters exclusivas, cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade. Vale também, antecipar lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado. Lembre-se de que eles são o maior capital de sua empresa.

5 — Fique de olho!

Monitore sempre. Toda ação voltada para a fidelização de clientes, seja uma campanha de e-mail marketing ou lançamento de produto, precisa e deve ser monitorado para planejamento, bom resultado e estratégias para ações futuras. Para isso, conte com uma equipe analítica, focada em analisar os dados, metas e resultados.

A Digital Things oferece o que há de melhor no mercado para sua empresa prosperar cada vez mais, seja em tempos de crise ou de bonança. Fale com nosso time!