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O desafio do mobile como ferramenta de marketing digital

A busca constante pela inovação é um dos pilares do segmento publicitário, não só no Brasil, como no mundo. Mas se em teoria, a publicidade está sempre na vanguarda das novas linguagens e tecnologias, na prática as coisas não funcionam tão bem assim, pelo menos por aqui. Os anunciantes brasileiros demoram a adaptar suas estratégias de marketing às novas realidades do mercado.

O exemplo mais recente dessa afirmativa está justamente na mais nova e promissora mídia do segmento digital, o mobile. Enquanto nos Estados Unidos, o investimento em mídia mobile passou recentemente a verba destinada à televisão, no Brasil, apesar da grande maioria dos consumidores já estar com o celular em mãos, o investimento nessa mídia não ultrapassa a média de 15% do valor do budget.

Uma boa parcela de anunciantes já está ciente da necessidade de se investir em novas estratégias de marketing, sobretudo no que diz respeito ao segmento digital. Contudo, a maior barreira para esse investimento continua sendo a falta de informação e conhecimento sobre o tema.

Mesmo diante da pouca informação, os dados da relevância do mobile para o mercado são de animar qualquer investidor:

  • Atinge 120 milhões de pessoas únicas
  • Sete em cada dez brasileiros acessam a internet em smartphones e tablets
  • O tempo médio de navegação no mobile já superou três horas ao dia em 2018
  • 60% do tempo de navegação em sites de varejo

Não se trata apenas de adaptar formatos de mídia ao mobile e sim fazer uso de novas linguagens em conjunto com as ferramentas que essa plataforma oferece. A geolocalização e o uso de aplicativos, por exemplo, podem auxiliar na hora de obter os melhores resultados.

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