Você conhece a jornada de compras do seu cliente? Esse é o caminho que seu usuário irá percorrer para se transformar em um cliente real e adquirir seus serviços. Dividido em quatro etapas: “descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”, é a partir desses estágios que as empresas devem montar seu plano de marketing. Entenda o objetivo de cada etapa e como esse caminho faz você vender ou comprar mais facilmente.

Descoberta

No início, seu consumidor não entende muito bem que necessita dos seu serviço ou do seu produto, e está descobrindo a sua marca, então chame a atenção para o que você está vendendo. Com uma descrição elaborada ou uma foto de qualidade, por exemplo.

Reconhecimento do problema

Nesta etapa, você o ajudará a perceber que ele tem uma necessidade. Por exemplo, ele necessita de um novo par de sapatos. O reconhecimento do problema o fará pesquisar mais sobre o tema e procurar lojas que tenham o que ele precisa. É nesse momento que você deve começar a auxiliá-lo e apresentar, de forma mais clara, o que você está vendendo. Assim, sua marca já será uma opção na hora da decisão.

Consideração da solução

Considerando as soluções que encontrou, seu possível cliente já tem conhecimento da sua empresa e deve te reconhecer como um bom serviço ou produto para auxiliá-lo. Utilizar também do senso de urgência faz com que ele se apresse e não deixe para resolver depois ou procure outras opções.

Decisão de compra

Sua marca foi identificada e é uma possível opção de compra. Agora é a hora de mostrar seu diferencial e convencê-lo de que você é a escolha certa.

Portanto, entender a importância dessas etapas pode ser o que dispare sua empresa na frente das outras. Observar outro fator, que já mencionamos em nosso blog, é identificar a sua persona. Assim, o caminho que seu cliente irá percorrer até efetuar, de fato, a compra, pode ser executado com sucesso.