O mercado atual se torna cada dia mais competitivo, de posse da internet e de uma série de novas tecnologias, o marketing assim como toda a estratégia ligada às empresas teve que se reinventar. Diante desse cenário dinâmico é preciso passar a entender as dores do seu lead e estar preparado para ser o “remédio” que irá combatê-las. Mas antes de mais nada, é preciso revisar um pouquinho o conceito de lead, só pra refrescar a memória.

QUAL A DEFINIÇÃO DE UM LEAD?

O lead nada mais é do que alguém que demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço. Essa pessoa pode ou não estar dentro do seu público-alvo, ou seja, ter uma grande quantidade de leads não necessariamente significa converter um grande volume de vendas. Administrar esses leads é parte fundamental do processo. É preciso começar identificando as “dores” ou as necessidades que o lead apresenta e ver se o seu produto ou serviço é capaz de atender essa demanda, se a resposta for sim, temos um lead qualificado.

A esse serviço que vai da qualificação de um lead até o direcionamento do mesmo para que um vendedor possa converter a “necessidade” em vendas demos o nome de gestão de leads.

COMO FUNCIONA A GESTÃO DE LEADS?

Engana-se quem pensa que a gestão de leads se encerra no momento em que o lead qualificado está prestes a realizar sua compra. O processo leva em conta ainda uma gestão posterior do cliente para a fidelização do mesmo. Para simplificar os processos, podemos definir a gestão de lead em três etapas:

  1. Gestão do lead: aquisição do lead, pré-qualificação, entendimento das dores e necessidades, relacionamento;
  2. Gestão da oportunidade: oferta de um produto ou serviço de acordo com a necessidade do lead, apresentação dos diferenciais e benefícios do produto/serviço e da empresa;
  3. Gestão do cliente: pós-venda, assistência, fidelização, etc.

Para facilitar esse processo as empresas estão investindo no contato com agências de Inbound marketing com profissionais qualificados para coordenarem ações que visam captar e nutrir leads para deixá-los prontos para uma abordagem comercial. É natural que todo novo investimento gere dúvidas e incertezas. Afinal de contas qual é o momento certo para investir no marketing digital? A resposta é agora.

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