Não é preciso voltar muito tempo para recordarmos da época em que somente os atores e atrizes de novela ou modelos famosas eram responsáveis por ditar a tendências de consumo do mercado. Com o avanço da internet, contudo, esse cenário sofreu drásticas mudanças. Repleta de plataformas para produção de conteúdo independente, a web alçou ao posto de estrelas, pessoas até então comuns: os influenciadores digitais

A PALAVRA CHAVE É IDENTIFICAÇÃO

Quando falamos em influenciadores, a palavra de ordem é identificação. Essas pessoas comuns e até então anônimas são vistas pelo público sem os filtros e a glamourização da TV. A proximidade entre os interlocutores permite um diálogo franco e direto, como uma conversa de amigos de longa data. A confiança gerada entre as partes é algo que até mesmo as grandes empresas levam anos para construir com seus consumidores.

Justamente por isso, os influenciadores passaram a ser grandes trunfos no que diz respeito à publicidade e ao marketing, sobretudo quando falamos de marketing digital. As webcelebridades são verdadeiros emissários, que além de reforçar o discurso das grandes marcas, ajudam a estabelecer uma ponte concreta entre a marca e o consumidor final.

PODER QUE GERA RECEITA

Os influenciadores despontam em segundo lugar como fator decisivo na tomada de decisão de compra de um produto, perdendo espaço apenas para amigos e parentes. os dados da pesquisa são do instituto QualiBest e reforçam que essas figuras podem ser fundamentais para potencializar ações focadas em marketing e vendas.

Para as pequenas e médias empresas que não podem arcar com os custos de se trabalhar com um grande influencer, a saída é apostar nos microinfluenciadores, figuras mais “nichadas” e que podem estar mais próximos do público que se quer alcançar.

INFLUÊNCIA QUE VIROU NEGÓCIO

A relevância dessas novas estrelas é tamanha, que atualmente já extrapola os meios digitais. Presenciamos uma verdadeira invasão dos influenciadores no espaço televisivo e no mundo dos negócios, o caminho a ser tomado é o mesmo.

De olho nas tendências do mercado, a Band lança no próximo dia 18, um formato que promete explorar o melhor desses mundos. A nova temporada de O Aprendiz, apresentada por Roberto Justus, trás para a TV, e para o mundo dos negócios, um time de 18 figuras já muito conhecidas no mundo digital. Para quem, assim como nós, é apaixonado por esse universo, o reality é uma boa pedida.

Já não é segredo que um bom conteúdo na web gera vínculo com clientes qualificados. E os digital influencers podem ser um atalho e tanto nesse caminho. Quer conhecer mais dicas para gerar um conteúdo atrativo? Dê uma olhada nos outros textos do nosso Blog.

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