Não é preciso ser nenhum especialista em redes sociais para saber que a palavra de ordem quando se fala em conteúdo no Brasil é o humor. Com uma das maiores massas de usuários ativos no mundo, o Brasil se destaca a nível mundial pelo engajamento e senso de humor, tornando-se referência na criação de memes.

MEMES E O CENÁRIO DA INTERNET BRASILEIRA

Alguns exemplos notáveis dos memes brasileiros viraram hits mundiais: A personagem Nazaré Tedesco da novela Senhora do Destino e até mesmo a Cuca, do sítio do pica-pau amarelo estão entre esses nomes. Outro exemplo de meme brasileiro que ganhou o gosto mundial é a eterna rainha do bumbum, Gretchen, que deu vida nova à sua carreira após estrelar um clipe da cantora norte-americana Katy Perry.

Diante de um cenário animador, o caminho natural para o marketing, sobretudo nos meios digitais, é apropriar-se de memes e até mesmo do linguajar utilizado no mundo virtual para alavancar as vendas e estabelecer uma conexão única e genuína com o seu público. O humor e a informalidade, nesse caso, trazem as empresas para mais perto de seus usuários.

MÃOS À OBRA: COMO INSERIR MEMES NO SEU CONTEÚDO DIGITAL

Apesar de serem um conteúdo um tanto quanto atrativo, inserir memes em sua estratégia de marketing necessita de planejamento, foco e principalmente conhecimento de marca. Elaboramos uma breve lista para destacar o passo a passo:

  1. Total compreensão do perfil da sua marca

    Para utilizar os memes com maestria é preciso ter total domínio da sua marca. Saber o posicionamento da empresa e quem é o público alvo é fundamental para que você utilize a linguagem com a qual o seu cliente vai se identificar;

  2. O contexto é tudo

    Um meme utilizado fora do contexto nada mais é do que uma piada sem graça. Para fazer uso dessa linguagem é preciso saber quando e onde aplicá-la;

  3. É preciso agir e, se necessário, interagir rapidamente

    É preciso estar ligado nos assuntos relevantes do mundo digital. Timing nesse caso é essencial. Alguns memes tem prazo de validade e novos memes surgem a todo momento. Se dá bem quem entra na brincadeira primeiro.

Ainda que todo o conhecimento teórico de marketing seja fundamental para o sucesso das campanhas. Uma equipe dinâmica, antenada e que faz muito uso das redes sociais pode ser a chave para conversar com o seu público de igual para igual.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como melhorar as suas vendas utilizando a internet? Dá só uma lida no nosso texto com as melhores dicas para aumentar as vendas da sua empresa nas redes sociais. 

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