Site ou layout responsivo é quando o site se ajusta automaticamente no dispositivo do usuário (PC, tablet, celular). Um site responsivo altera suas dimensões no tamanho da tela e facilita a navegação. Então, se o usuário acessa o site pelo celular, por exemplo, os elementos se reorganizam para lhe mostrar os itens principais da empresa.

Quando um site não é responsivo o acesso por smartphone é limitado e muito difícil, tendo que usar recursos como zoom in ou zoom out. Botões e menus ficam fora de formatação e ao clicar em um link, o usuário corre o risco de clicar em dois ou no link errado.

Os números falam por si:

Se você trabalha com vendas e sua navegação está difícil, você está perdendo no mínimo 30% de visitas e por consequência nos lucros também. A tendência é que esse número aumente cada vez mais devido a quantidade de acessos por smartphones e tablets. De acordo com uma pesquisa feita pela WMcCann em parceria com o Instituto Ipsos, 41% dos entrevistados utilizam o celular para acessar a internet.

Eu preciso atualizar meu site para um responsivo?

Sim, é imprescindível. As pessoas consomem muito conteúdo digital e cada vez num ritmo mais acelerado e dinâmico. Então, se há restrições ou demora em acessar conteúdos, o usuário se dispersa ou perde interesse. Um site responsivo permite mais mobilidade e interação com o usuário.

Se faltava mais uma motivação para atualizar seu site, saiba que o Google lançou em abril de 2015 a campanha #MobileMadness, em que a compatibilidade do site se torna um fator de classificação nos resultados de buscas do Google.

Como testar um site responsivo?

O Google tem um site que permite fazer um teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Acesse e faça o teste: http://bit.ly/2hkkftm.

Agora que sabe que seu site precisa ser responsivo, que tal saber qual o momento certo para investir em marketing digital para o seu negócio? Veja como em Qual é o momento certo para investir no Marketing Digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *